Sávio Drummond (1978-2010)

Sávio Mattos Drummond nasceu em 05 de Abril de 1978 no município de Soterópolis, Bahia. Foi um apaixonado pela biologia em todos os aspectos e espectros especialmente quando o tema era os falcões peregrinos, morcegos e comportamento animal. Também foi cantor, compositor, escritor, poeta e fotógrafo. Por profissão e paixão, foi biólogo atuando nas áreas de comportamento animal, ecologia, consultoria e levantamento de biodiversidade, estudando morcegos e aves de rapina, seu interesse maior estava no monitoramento de falcões peregrinos em invernagem no Brasil, no qual dedicou vários anos de sua vida estudando-os na Bahia.

Sua relação com a biologia vinha desde os primeiros momentos de sua infância e era uma das coisas mais intensas que trazia consigo. A paixão pelos falcões peregrinos começou em 1997, muito antes de iniciar sua graduação em biologia, nessa época Sávio era um jovem estudante autodidata, morava em uma rua cheia de edifícios no bairro Pituba em Salvador. Em dezembro daquele ano em um belo dia de verão, Sávio observou da varanda de seu apartamento uma cena muito interessante: uma veloz ave de rapina investia com incrível agilidade contra um pombo que voava tranquilamente, aquela cena aguçou sua curiosidade e interesse, foi uma revelação que ganhou enorme destaque em sua vida: a paixão pelos falcões peregrinos! A partir deste dia, Sávio passou a observar periodicamente a rotina curiosa e super interessante do falcão peregrino que vivia no ambiente urbano de seu bairro, curioso se perguntava: O que faz uma ave ir tão distante? Quem mais tem conhecimento desse falcão além de mim? Estará esse falcão anilhado? Ele voltará no próximo verão? Passado um ano para sua surpresa e alegria o falcão peregrino estava de volta, era novembro de 1998, certamente o mesmo indivíduo, empoleirado sossegadamente em uma das caixas de ar condicionado, tal qual costumava fazer na migração anterior, a espera de um pobre pombo desavisado. Lá se foram mais cinco meses acompanhando os passos diários do falcão peregrino.

Suas observações foram executadas ano após ano, com anotações de todo o comportamento desta ave de rapina em migração no Brasil. Em 2000, Sávio iniciou sua graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A essa altura já possuía dados incríveis dos falcões peregrinos e durante a graduação foi se aprofundando mais nos falcões, publicou alguns resumos sobre o comportamento migratório e de caça do Falco peregrinius anatum, e paralelamente estudava outra de suas paixões: os morcegos, grupo na qual foi o tema de sua monografia. Durante a graduação, no ano de 2002 foi premiado pela UESB na apresentação de sua pesquisa com os falcões.

No ano de 2005, iniciou mestrado em zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde se dedicou exclusivamente aos falcões peregrinos (tema de sua dissertação: Descrição dos padrões comportamentais de caça e composição da dieta de três falcões peregrinos em período de invernagem na Bahia). A essa altura, Sávio já era um dos mais conhecidos pesquisadores de falcões peregrinos no Brasil, conhecia praticamente tudo sobre esses falcões e tinha dados incríveis sobre o comportamento de caça e dieta da espécie, uso de poleiros, relações intra e interespecíficas, detalhes das rotas de migração, padrões de plumagem das diferentes subespécies do neotrópico, etc. Muito atencioso e humilde, Sávio participava ativamente dos principais fóruns de discussão na internet, dava dicas valiosas sobre as técnicas de observação e identificação de falcões peregrinos, respondia todas as dúvidas expostas, como gostava de escrever muito, suas explicações eram minuciosamente detalhadas e didáticas, adorava ouvir e/ou ler relatos de outros pesquisadores ou mesmo leigos sobre as observações de falcões peregrinos em diferentes regiões do Brasil. Morreu jovem, aos 32 anos, dia 1 de Julho de 2010 em Salvador/BA.

Esperança na areia do tempo

“Quando morrer, quero renascer esperança. Não a esperança verde, insetinho bonito escondendo-se esguiamente entre as folhas que um dia perderão a cor, traindo pela alquimia temporal o toque magistral de suas vestes. Não a esperança dos homens mutantes tão rapidamente pelo efeito das suas sombras tecnológicas, das suas chamas e seus ventos propulsores apressados, não a esperança dos que sonham ter demais, dos que secaram a última gota pela cegueira do excesso. Quero ser a esperança sentida pelos últimos jabutis gigantes de Aldabra. Uma esperança longa, tal qual sua vida, uma esperança que não se cansa, anda lenta, mas decididamente em passos firmes. A esperança infatigável do jabuti gigante de Aldabra, que aguarda silenciosamente pelas mudanças, e enquanto aguarda, as mudanças ocorrem com a leveza imperceptível de uma pluma. E por imperceptível passagem, a esperança vigora, e, ao olhar para os lados, apenas anseia que o mundo insular que a sustenta, entre a carapaça do réptil e a areia milenar do solo, continue existindo, para que não morra o último jabuti e com ele, numa lágrima derradeira, a última das mais longas esperanças viventes..”

Produção Bibliográfica de Sávio Drummond

DRUMMOND, S. M. (2010). Notas sobre falcões peregrinos (Falco peregrinus, Tunstall 1771) em período de invernagem na Bahia. Portal Aves de Rapina Brasil – Publicações online. Disponível em: <http://www.avesderapinabrasil.com/arquivo/Notas_falcao_peregrino_bahia.pdf>

1. FALCÃO, F. C. ; SANTOS, B. S. DRUMMOND, S. M. Espécies de morcegos do Planalto da Conquista, Bahia, Brasil. Chiroptera Neotropical, Brasília-DF, v. 11, n. 1-2, p. 220-223, 2005.

1. DRUMMOND, S. M. . Morcegos: Folclore e Mitos. In: Susi Missel Pacheco; Rosane Vera Marques; Carlos Eduardo L. Esbérard. (Org.). Morcegos do Brasil: Biologia, Ecologia e Conservação de Morcegos Neotropicais. 1 ed. Londrina: Editora Planta, 2005, v. 1, p. -.

1. MELLO, M. A. R. ; SAZIMA, I. ; SAZIMA, M. ; MUCHHALA, N. ; DRUMMOND, S. M. . Senhores da noite. Terra da Gente, Campinas-SP, p. 36 - 43, 20 mar. 2007.

1. DRUMMOND, S. M. . Observações acerca do comportamento de invernagem de um Falco peregrinus tundrius em Salvador-BA.. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. CD Anais/Resumos 55ª Reunião Anual da SBPC - Educação, Ciência e Tecnologia para a inclusão social, 2003. v. 1.

2. DRUMMOND, S. M. . Comportamento de caça de Falco peregrinus tundrius (Falconidae: Falconiformes) em períodos de invernagem em Salvador-Ba. In: CAEB - Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia - UNICAMP, 2003, Campinas. Caderno de Resumos - Sexto Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. Unicamp, 2003, 2003. v. Único.

3. DRUMMOND, S. M. . Observações acerca do comportamento migratório de um Falco peregrinus anatum Bonaparte em Salvador-BA.. In: CONPEX-Congresso de Pesquisa e Extensão - 6º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2002, Vitória da Conquista. ANAIS - 6º Seminário de Iniciação Científica da UESB. Vitória da Conquista : Editora Gráfica da UESB, 2002. v. 1. p. 350-251.

4. REIS, V. P. ; SILVA, C. N. C. ; MALUF, R. P. DRUMMOND, S. M. . Levantamento faunístico de abelhas Euglossini (Himenoptera: Apidae) em mata de cipó no campus da UESB - Vitória da Conquista, Ba. In: 6º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2002, Vitória da Conquista. Anais 6º Seminário de Iniciação Científica da UESB. Vitória da Conquista : Editora Gráfica da UESB, 2002. v. Único.

1. DRUMMOND, S. M. ; SILVEIRA, F. S. ; BRAGA, M. A. . Levantamento preliminar da avifauna na área antrópica da Universidade Esrtadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Vitória da Conquista 2004 (Projeto de iniciação científica em graduação).

2. DRUMMOND, S. M. ; BRAGA, M. A. ; SILVEIRA, F. S. ; DEL-GRANDE, M. L. . OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE TRAÍRA ( Hoplias malabaricus) EM CATIVEIRO 2003 (Projeto de iniciação científica em graduação).